Santos foi o primeiro a marcar 1000 gols no Brasileirão de pontos corridos
Ser um time ofensivo está no DNA do Santos. Os ataques imparáveis que o Peixe teve ao longo de sua história sempre se relacionam com os craques de linha de frente que vestiram a camisa do clube. Por isso, não é nenhuma surpresa o fato de que o Alvinegro Praiano foi o primeiro time a marcar 1000 gols no Campeonato Brasileiro de pontos corridos.
Foi após uma vitória por 4 a 1 contra o Cruzeiro, em 2019, que o Peixe alcançou a marca. O autor do gol mil foi o venezuelano Soteldo – Evandro cobrou falta rápida e acionou Marinho, o camisa 11 tocou para Sanchez que cruzou e encontrou Soteldo livre para marcar o milésimo gol.
Já o autor do primeiro gol do time na era dos pontos corridos foi Robinho, em 2003, em empate por 2 a 2 contra o Paraná. Além de ter sido o primeiro a atingir a marca, o Santos segue até hoje sendo o clube com mais gols na era dos pontos corridos, com 1.121 tentos marcados.
Depois do Peixe, outros quatro clubes atingiram a marca de mil gols no torneio: São Paulo, Flamengo, Atlético Mineiro, e o mais recente, Fluminense. Importante lembrar que todos estes cinco clubes possuem a mesma quantidade de partidas na era dos pontos corridos, já que não foram rebaixados.
Outros times que estão próximos de alcançar a marca são: Cruzeiro (978 gols), Palmeiras (975 gols), Internacional (958 gols), Grêmio (956 gols), Athletico Paranaense (950 gols) e Corinthians (925 gols). O time que está na primeira divisão do Campeonato Brasileiro e possui a menor quantidade de gols na era dos pontos corridos é o Cuiabá, com 43.